Convidados
Catherine Walsh (UASB-Equador)
Professora e pesquisadora aposentada do Programa de Doutorado em Estudos Culturais e Latino-Americanos da Universidade Andina Simon Bolívar – Quito, Equador; Diretora do Fundo Documental Afro-Andino e do Educathe Oficina Intercultural. Educadora, ativista e militante das pedagogias decoloniais, da interculturalidade, dos movimentos de resistência político-epistêmica dos afro-andinos e indígenas. Autora do livro: “Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir (2019).
Sabine Heiss (UVA-Espanha)
Professora da Universidade de Valência e da Universidade Politécnica de Valência, Espanha, Professora do Centro Florida Universitária. É doutora em Ciências Sociais com vasta experiência em pesquisas em sociologia e antropologia.
Ralph Levinson (UCL – Reino Unido)
Professor Associado do Instituto de Educação e Diretor do Mestrado em Educação em Ciências na da Universidade de Londres. Foi professor de Ciências em Londres. Interessa-se pela discussão de questões e controvérsias sociocientíficas, cidadania e justiça social, relações arte e ciência e pedagogia. Autor do livro: “Science education and democratic participation: an uneasy congruence” (2010).
Fabiana Aparecida de Carvalho (UEM)
Professora Adjunta do Departamento de Biologia (DBI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-Doutoranda no Programa de Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem atuação nas áreas de Pesquisa e Formação em Ensino de Ciências e Biologia, em Estudos de Gênero – Corpo – Sexualidades – Diferenças, amparada e inspirada pelas teorizações pós-estruturalistas, epistemologias feministas, estudos decoloniais do sul-global e pelos estudos culturais da ciência.
Luisa Tombini Wittmann (UDESC)
Professora Associada do Curso de Graduação e de Pós-Graduação em História (PPGH e ProfHistória) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), bacharel em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002), mestre e doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente, coordena o Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais (AYA-FAED-UDESC) e o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória-UDESC), além de projetos de extensão e de pesquisa no campo da História Indígena.
Alexandra Eliza Vieira Alencar (UFSC)
Professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formação na área de Jornalismo, Antropologia e em Direitos Humanos. É pesquisadora e co-coordenadora do Núcleo de Identidades e Relações Interétnicas da UFSC (NUER/UFSC) e pesquisadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC (NIGS/UFSC) e do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC (IEG/UFSC). É membro-fundadora do Fórum Setorial de Cultura Negra de Florianópolis e atuou como membro da sociedade civil junto ao Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais e co-coordenadora do projeto de extensão e pesquisa Ebó Epistêmico.
Tatiana Galieta Nacimento (UERJ)
Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2012. Coordenadora de Pesquisa da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ. Pesquisadora Procientista UERJ desde 2020. Membro do Conselho Consultivo da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PR-2) da UERJ (2022-2024). Membro do Conselho Editorial da Editora da FFP. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS), UERJ. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPECN) da UFF. É filiada às associações científicas: ABRAPEC, ESOCITE.BR e SBENBio. Líder do Grupo de Pesquisa LIQUENS – Grupo de Leituras e Investigações sobre Questões de Ensino de Ciências e Sociedade da UERJ e membro do grupo de pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação – DICITE da UFSC.
Cristina Scheibe Wolff (UFSC)
Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. É integrante do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) e do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC e uma das coordenadoras editoriais da Revista Estudos Feministas (2006-2009 e 2011-atual). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua ainda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Foi a coordenadora geral do Fazendo Gênero 11 e 13o. Women´s Worlds Congress, realizado na UFSC em 2017. Participa do Grupo de Trabajo CLACSO Red de género, feminismos y memorias de América Latina y el Caribe. Recebeu o prêmio Mulheres na Ciência , UFSC/ PROPESQ, 2021.
Fernanda Geremias Leal (UFSC)
Mestre e Doutora em Administração. Bacharel em Secretariado Executivo. Pós-doutora em Administração. Diretora de Relações Internacionais na Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da Universidade Federal de Santa Catarina. É membro dos grupos interinstitucionais de pesquisa “Múltiplos Olhares sobre a Universidade: Pessoas, Territórios e Projetos” e “Educação, Multilinguismo, Internacionalização, Tecnologia, Inglês.
Francisco Quintanilha Veras Neto (UFSC)
Professor Titular do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da UFSC nas disciplinas de Métodos e Metodologias Transdisciplinares aplicados à pesquisa do Direito e Fundamentos de Metodologia da Pesquisa Jurídica. Possui experiência nas áreas de Teoria do Direito, Filosofia do Direito, Criminologia, Relações sociais no mundo do trabalho, na mundialização neoliberal, justiça ambiental e racismo ambiental, Teoria crítica do Direito, Direitos humanos e interculturalidade, epistemologias descoloniais. Coordenador do Grupo Transdisciplinar em Pesquisa Jurídica para uma Sociedade Sustentável – GTPJUS/UFSC cadastrado no DGP/CNPq.
Irlan von Linsingen (UFSC)
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) e como Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN/UFS) Polo da Universidade Federal de Sergipe. É graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado em Ciências Térmicas (EMC/PPGEM/UFSC), doutorado em Educação em Ciências – UFSC (2002) e pós-doutorado em Ciências Sociais (Estágio Sênior CAPES – 2015) na Universidade de Coimbra-Portugal. É Líder do Grupo e Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação (DiCiTE). Participa da coordenação de Cooperação Técnica entre a UFSC e Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, através da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, desenvolvendo projetos com aquele país. Coordenou projeto internacional (Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa – PQLP/CAPES) no âmbito do Acordo de Cooperação Educacional entre Brasil e Timor-Leste. Foi Diretor Acadêmico do campus da Universidade Federal de Santa Catarina/Blumenau. Sua área de investigação envolve as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade, educação CTS, aspectos discursivos da ciência e tecnologia, Tecnologias Sociais, Estudos decoloniais e Epistemologias do Sul.
Mariana Brasil Ramos (UFSC)
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na área de Educação em Ciências e Biologia nos cursos de Ciências Biológicas. Desde o início de sua formação, vem desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: Controvérsias Científicas no Ensino de Ciências; Audiovisuais na Educação em Ciências; Linguagem e Educação em Ciências; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. A partir de 2019, inicia estudos na área de Gênero e Sexualidade, a partir de referenciais feministas, buscando articulá-los ao ensino de Biologia e Ciências.
Patricia Montanari Giraldi (UFSC)
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o projeto de Internacionalização (Print CAPES UFSC) e o Repositório de Práticas Interculturais (RePI). É pesquisadora do Grupo de Estudos Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação (DiCiTe). Líder do grupo de pesquisa Literaciências. Foi coordenadora do Projeto de Pró-Mobilidade acadêmica internacional UFSC- Universidade Nacional de Timor Lorosa’e. Dedicou esforços e carinho para organizar o I DECOLONIZANDO EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, e para a recepção das/o convidadas/o externos. Seus interesses em pesquisa são: Linguagens e Ciências, Análise do Discurso, Literatura e Educação em Ciências, Estudos Decoloniais.
Reinaldo Matias Fleuri (UFSC)
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Ciências Humanas (PPGICH-UFSC). Tem desenvolvido, coordenado e orientado pesquisas, que resultaram em publicações e produções acadêmicas nas áreas de epistemologia, educação popular, interculturalidade, educação inclusiva e formação de educadores. Fundou em 1997 o Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Movimentos Sociais (CNPq/UFSC). Sua singularidade consistiu em articular pesquisa com intervenção educativa, nos projetos de Formação de Educadores Populares de Capoeira (UFSC, 2004, 2005 e 2007), de Curso de Formação de Professores para a Educação Inclusiva (SESISC, 2007 e 2008), de Curso de Formação de Professores para a Diversidade e Cidadania (MEC/UAB, 2009) e de produção de material didático para o trabalho com Diversidade Religiosa e Direitos Humanos em âmbito nacional (MEC, 2010-2013). Participa ativamente de associações científicas nacionais (como a ANPEd) e internacionais, como a Association Internationale pour la Recherche Interculturelle (ARIC), da qual foi presidente em duas gestões (2007-2011). Foi professor convidado nas universidades canadenses de Sherbrooke (2006) e de Montreal (2013). É professor honorário na University of Queensland e na Griffith University (Austrália, 2014-2022). Desenvolve parceria com a Università di Verona (Itália) e com o Centre d?Études Éthniques des Universités de Montréal (CEETUM-Canadá). Cooperou com universidades do México, Colômbia, Argentina e Paraguai. Tal inserção internacional tem se construído na liderança de quatro congressos internacionais realizados no campo da Educação Intercultural e Movimentos Sociais (1997, 2003, 2006 e 2009).
Suzani Cassiani (UFSC)
É professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e como visitante do Programa de PG em Ensino (RENOEN-UFS). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação. É licenciada em Ciências Biológicas com Especialização, Mestrado, Doutorado em Educação pela UNICAMP (2000) e Pós-Doutorado em Ciências Sociais (Estágio Sênior, 2015) na Universidade de Coimbra-Portugal. Na UFSC, atuou na gestão na Pró-Reitoria de Graduação e do PPGECT. Coordenou projetos nacionais em rede (Observatório da Educação, Prodocência e Procad) e projetos internacionais especialmente com o Timor-Leste(Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa da CAPES, Pró Mobilidade Internacional, Projeto Internacionalização da UFSC), pela CAPES e CNPq. É coordenadora do Acordo de Cooperação entre a UFSC e Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, no qual é ponto focal da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, desenvolvendo vários projetos com aquele país. Foi Secretária Adjunta e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2015-2019).